GTT de monitoramento do PNA: 1a reunião

Por Juliana Baladelli Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Foi realizada dia 21/02 a primeira reunião do GTT de monitoramento do PNA em Brasília, para começar a construir o sistema de monitoramento do PNA. O Secretário Everton Lucero abriu a reunião, o MCTI teve uma fala e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas foi representado pela Fundação Grupo Boticário/Observatório do Clima.
O FBMC se prontificou com interesse e disposição para repercutir resultados de ações com impacto positivo para a sociedade, sugerindo o Fórum Brasileiro e outros canais como ferramentas de comunicação, com uma possibilidade de utilizar os Fóruns estaduais ativos também para trazer as informações em relação às ações em andamento em nível local. Foi mencionada a criação de 9 Câmaras Temáticas e do sub-fórum de adaptação, gestão de risco e resiliência, indicando que o tema de adaptação deve permear os trabalhos de todas as CTs.
Foi divulgado o site forumbrasilclima.org como fonte de informações sobre a agenda de trabalho de 2017 e mais detalhes sobre as CTs.

A reunião foi boa, teve uma palestra do prof. Paulo Jannuzzi do IBGE sobre monitoramento de políticas públicas, outra via Skype com um especialista em monitoramento de PNAs que trouxe os casos do Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Filipinas, e teve uma apresentação da FGV sobre a AdaptaClima. Essas falas subsidiraram uma conversa sobre que tipo de indicadores queremos, e quais os principais desafios em monitorar o PNA.

No final construímos um Plano de Trabalho com encaminhamentos e próximos passos, eu me disponibilizei a participar de um subgrupo que vai elaborar o que seria o “template” do relatório, o que precisa conter minimamente, pra qual público devemos endereçar a linguagem, etc., junto com MMA, MCTI e Ministério dos Transportes.

Estão previstas mais duas reuniões do GT para março e abril, e uma em maio para apresentação dos resultados do processo de criação do sistema de monitoramento.
A ideia da Celina, gerente de adaptação do MMA, é que saia ainda no primeiro semestre o primeiro relatório de monitoramento do PNA.

Segue a notícia da reunião.

Abraços,
Juliana