Reunião em Rio Branco: Offsets florestais para ICAO (GT2)

Prezados membros do GT Offsets Florestais no CORSIA

cc: participantes da 2a Reunião Técnica do GT

Segue a Memória da reunião realizada no dia 25/06 na cidade de Rio Branco, Acre.

Agradeço a todos que puderam participar dessa intensa e produtiva reunião. Acredito que conseguimos avançar significativamente em nossa agenda de trabalho e discussão sobre os critérios de elegibilidade, riscos e oportunidades para a inclusão de offsets florestais do Brasil no mecanismo do CORSIA.

As recomendações geradas durante a reunião serão reportadas à CT Florestas, em momento oportuno. Foi considerada também a proposta de realizar mais uma última reunião do GT, com foco em consolidar as opções e recomendações elencadas na forma de uma estratégia e próximos passos ao FBMC. Em breve entraremos em contato para definir próximos passos e relação a reunião.

A Secretaria Executiva do FBMC confirmou que fará circular o relato da reunião para os atores relevantes de governo além de publicizar na página web do Fórum.

Atenciosamente,

Mariano C Cenamo

Facilitador do GT Offsets florestais no CORSIA

3a reunião da CT 1 – AgroBioFlor

No dia 29 de maio, foi realizada por meio virtual a 3a reunião da CT 1 – Agropecuária, Biodiversidade e Florestas.

Clique aqui para participar do Doodle sobre a oficina de trabalho, encaminhamento desta reunião, programada para Julho. Na ocasião, serão debatidos os conteúdos específicos do Programa de Trabalho.

Outro encaminhamento da reunião foi que o Programa de trabalho ficará aberto para consulta virtual, via comentários, até 15 de junho.

A próxima reunião, que será realizada novamente por webinar em 30 de junho, apresentará os comentários e o conteúdo do Programa revisado pelos membros da CT, com vstas a preparar a reuniào presencial em julho.

A agenda foi cumprida conforme abaixo:

  • 14:00 – Abertura: Como estamos no trabalho do FBMC, como lidar com o momento político e em que ponto os trabalhos da Câmara Temática se situam.
  • 14:38 – Apresentação de Luana Maia, da Coalizão Brasil Clima, Agricultura e Florestas, co-coordenadora da CT, sobre o formulário de coleta de documentos de referência para a CT
  • 14:30 – Apresentação do Programa de Trabalho, versão zero, e seus temas (por Gustavo Mozzer, EMBRAPA)
  • 14:50 – Comentários gerais em relação ao Programa de Trabalho
  • 16:00 – Informe dos facilitadores de GTs
  • 16:20 – Encaminhamentos

A gravação do webinar está disponível abaixo  com a tela:

.

2a reunião da CT Cidades e Resíduos

Dia 17 de maio, houve a 2a reunião da CT Cidades e Resíduos no marco da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios.
Seguem a apresentação, os slides dos estudos apresentados e a lista de presença:
Apresentação de pauta: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/pautas_ctcidades.pdf
Estudos:
-Opções de mitigação: https://wordpress.com/media/forumbrasilclima.org ;
-Brasil 2040: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/brasil2040_natalieunterstell.pdf ;
-IES Brasil: http://www.centroclima.coppe.ufrj.br/index.php/br/estudos-e-projetos/encerrados/94-ies-brasil-implicacoes-economicas-e-sociais-cenarios-de-mitigacao-de-gee-2030
Lista de presença: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/listadepresenca_reun2_ctcidades.pdf

Conferência CT Transportes

No dia 15 de maio foi realizada a 1a reunião da CT de Transportes em Brasília. Seguem os slides apresentados; a ata estará disponível oportunamente.

2a reunião da CT Energia

A 2a reunião da CT Energia foi realizada dia 17 de abril, no Rio de Janeiro na sede da EPE. Seguem as apresentações da CT e dos estudos.

Apresentação: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/2c2aa-reuniacc83o-ct-energia-_-fbmc-_vf.pdf

BID: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/apresentacao-ndc_energ-ia_12_04-mig_16_04.pdf

Brasil 2040: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/brasil2040-fbmc.pdf

Opções de mitigação: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/gef-energia-fbmc.pdf

IES-Brasil: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/ies-brasil_2030.pdf

1as reuniões das CTs Finanças, Indústria e Cidades e Resíduos e 2a reunião da CT AgroFlorBio

A 1a reunião da Câmara Temática (CT) de Finanças do FBMC foi realizada na sede da FEBRABAN, em São Paulo, na última segunda-feira, 24 de abril de 2017. A ata e a lista de presença seguem em baixo.

Lista de presença: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/fin_listapresenccca7a.pdf

A reunião de instalação da Câmara Temática (CT) da Indústria do FBMC foi realizada na CNI em Brasília, dia 25 de abril de 2017. Seguem a ata e a lista de presença dessa reunião.
Ata: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/1a-ct-industria.docx
Lista de presença:  https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/ind_lista_presenccca7a.pdf

A 1a reunião da Câmara Temática (CT) de Cidades e Resíduos do FBMC foi realizada no Estádio Mané Garrincha em Brasília, dia 26 de abril de 2017. A ata e a lista de presença são disponível em baixo.
Ata: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/1a-ct-cidades-e-residuos1.docx
Lista de presença:  https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/presenccca7a-ct-cidres.pdf

A 2a reunião da Câmara Temática (CT) AgroFlorBio do FBMC foi realizada no MAPA em Brasília, na última quinta-feira, 27 de abril de 2017. Em baixo seguem a ata e a lista de presença da reunião.
Ata: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/2a-reuniacc83o-ct-agrobioflor.pdf
Lista de presença: https://forumbrasilclima.files.wordpress.com/2017/05/presenccca7act1_274.pdf

1as reuniões das CTs Energia e AgroFlorBio

A 1a reunião da Câmara Temática (CT ) de Energia do FBMC foi realizada na sede da EPE, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 16 de março de 2017. Os slides abaixo foram apresentados pela EPE na ocasião e houve uma rica discussão entre os presentes. A transcrição das falas estará disponível oportunamente.
– a 2a reunião da Câmara Temática de Energia ocorrerá na 2a quinzena de abril (17 de abril), no Rio de Janeiro;
– serão formadas 2 mesas de trabalho na CT (Demanda e Oferta)
– haverá reuniões mensais da CT entre abril e outubro de 2017;
– buscaremos meios virtuais para permitir que membros da CT com restrições de viagem possam participar ativamente dos trabalhos
Já a 1a reunião da Câmara Temática (CT) de Agropecuária, Florestas e Biodiversidade ocorreu na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Brasília, na terça-feira, 14 de março de 2017.

Abaixo está disponível uma memória da reunião e seus principais encaminhamentos. Compartilharemos a transcrição das falas aqui oportunamente.
Memória e presença: 1a Reunião da CT AgroFlorBio2-2
Quanto aos próximos passos:
–  a 2a reunião da Câmara Temática, com vistas à implementação da NDC, que se debruçará sobre os cenários e estudos disponíveis, ocorrerá na 2a quinzena de abril;
– interessados em compor um ou mais dos 3 grupos de trabalho de curto prazo criados precisam enviar manifestação para fbmc.secretaria@gmail.com, a fim de que os coordenadores possam organizar o trabalho no mais breve possível:
  • Grupo I – Desmatamento e metas de 2020, facilitado inicialmente por Virgílio Viana

  • Grupo II – Agricultura de Baixo Carbono e Plano Safra facilitado inicialmente por João Campari

  • Grupo III – Offsets florestais na ICAO facilitado inicialmente por Mariano Cenamo

GTT de monitoramento do PNA: 1a reunião

Por Juliana Baladelli Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Foi realizada dia 21/02 a primeira reunião do GTT de monitoramento do PNA em Brasília, para começar a construir o sistema de monitoramento do PNA. O Secretário Everton Lucero abriu a reunião, o MCTI teve uma fala e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas foi representado pela Fundação Grupo Boticário/Observatório do Clima.
O FBMC se prontificou com interesse e disposição para repercutir resultados de ações com impacto positivo para a sociedade, sugerindo o Fórum Brasileiro e outros canais como ferramentas de comunicação, com uma possibilidade de utilizar os Fóruns estaduais ativos também para trazer as informações em relação às ações em andamento em nível local. Foi mencionada a criação de 9 Câmaras Temáticas e do sub-fórum de adaptação, gestão de risco e resiliência, indicando que o tema de adaptação deve permear os trabalhos de todas as CTs.
Foi divulgado o site forumbrasilclima.org como fonte de informações sobre a agenda de trabalho de 2017 e mais detalhes sobre as CTs.

A reunião foi boa, teve uma palestra do prof. Paulo Jannuzzi do IBGE sobre monitoramento de políticas públicas, outra via Skype com um especialista em monitoramento de PNAs que trouxe os casos do Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Filipinas, e teve uma apresentação da FGV sobre a AdaptaClima. Essas falas subsidiraram uma conversa sobre que tipo de indicadores queremos, e quais os principais desafios em monitorar o PNA.

No final construímos um Plano de Trabalho com encaminhamentos e próximos passos, eu me disponibilizei a participar de um subgrupo que vai elaborar o que seria o “template” do relatório, o que precisa conter minimamente, pra qual público devemos endereçar a linguagem, etc., junto com MMA, MCTI e Ministério dos Transportes.

Estão previstas mais duas reuniões do GT para março e abril, e uma em maio para apresentação dos resultados do processo de criação do sistema de monitoramento.
A ideia da Celina, gerente de adaptação do MMA, é que saia ainda no primeiro semestre o primeiro relatório de monitoramento do PNA.

Segue a notícia da reunião.

Abraços,
Juliana