Câmaras Temáticas

  • O que são as Câmaras Temáticas (CTs) do Fórum?

As Câmaras congregam os vários setores econômicos, sociais e técnico-científicos do país com vistas a contribuir para a implantação das medidas relacionadas à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, acordos internacionais dela decorrentes, Compromissos Nacionalmente Determinados pelo Brasil e legislação e normatização decorrente (Decreto 3.515/2000).

O objetivo das CTs é contribuir para a definição de prioridades, níveis de ambição e sequenciamento de ações relevantes de curtíssimo prazo, para cumprimento da NDC brasileira e de longo prazo, considerando tanto critérios de custo-benefício, desenvolvimento tecnológico e impactos climáticos projetados para o Brasil.

  • Quantas e quais são as CTs?

São 10 :
1. Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária
2. Energia
3. Mobilidade e Transportes
4. Indústria
5. Cidades e Resíduos
6. Financiamento
7. Defesa e Segurança
8. Visão de longo prazo
9. Ciência, Tecnologia e Inovação                                                                                                        10. Adaptação, gestão de riscos e resiliência

  • Como se dá o processo de trabalho nas câmaras? 

Sugere-se que as CTs operem com cerca de 20 titulares, de modo a garantir participação plena e efetiva, inclusive com apoio logístico adequado por parte do Fórum.
Porém, cada grupo terá flexibilidade para adequar sua composição às necessidades do trabalho, considerando meios de comunicação preferenciais e o compromisso de seus membros para participação nas suas atividades.
Cada CT formará uma lista de membros, conforme interesse e disponibilidade dos mesmos. Cada CT deverá definir por si seus coordenadores, sendo idealmente um de setor privado, um da sociedade civil e um de governo.

A participação nas referidas câmaras demandará tempo e disponibilidade para participação em reuniões e trabalhos remotos, como discussões técnicas, elaboração e  aprovação de documentos. As organizações interessadas podem encaminhar indicações de representantes para o email fbmc.secretaria@gmail.com, com uma breve explicação de como pretendem contribuir com a CT indicada.

  • Cada câmara temática proporá um documento com sugestões de caminhos para implementação e financiamento da NDC?

Sim, as CTs devem produzir documentos sintéticos de orientação setorial e o FBMC vai então gerar um documento geral, integrado, de recomendações.

  • Como participar de uma CT?
    A participação nas referidas Câmaras demandará tempo e disponibilidade para reuniões presenciais e tarefas remotas, como discussões técnicas, elaboração e aprovação de documentos. Estamos buscando lideranças com tempo e conhecimento para se dedicarem a esse trabalho ao longo de 2017. 
  • A participação nas CTs será remunerada e/ou apoiada financeiramente?

A participação não será remunerada. Será disponibilizado apoio financeiro para reuniões sempre que possível e adequado.

  • Qual será a frequência de reuniões das CTs?

Cada CT terá autonomia para definir com seus participantes como organizar seu calendário de reuniões. Sugere-se uma reunião presencial por mês, a partir de março e até dezembro de 2017.

Crédito da foto: Pixabay.

fbmc