Secretaria Executiva

O Secretário Executivo do FBMC é designado pelo Presidente da República. Ao Secretário incumbe participar das reuniões do Fórum, organizar a pauta das reuniões e adotar as medidas necessárias à execução dos trabalhos do Fórum e das câmaras temáticas. Em outubro de 2016, o Presidente da República nomeou Alfredo Sirkis como Secretário Executivo. A seguir, confira o perfil da Secretaria Executiva do FBMC.

Alfredo Sirkis – Secretário Executivo

Alfredo Sirkis é gestor ambiental e urbanístico, jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema brasileiro. Atualmente, é diretor executivo do “think tank” Centro Brasil no Clima (CBC) dedicado às mudanças climáticas. Até final de 2014 foi deputado federal e presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Foi vereador em quatro mandatos, secretário municipal de urbanismo e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), entre 2001 e 2006 e secretário municipal de meio ambiente, entre 1993 e 1996, na cidade do Rio de Janeiro.

Natalie Unterstell – Secretária Executiva Adjunta

Natalie Unterstell é mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e graduada em administração pela Fundacao Getulio Vargas. Atualmente, é colaboradora do Instituto Clima e Sociedade em assuntos de navegação marítima e emissões de gases de efeito estufa, membro do Grupo de Financiamento Climático para América Latina e Caribe, conselheira do Centro Brasil no Clima e do Fundo Climático Althelia. Foi pesquisadora do The Belfer Center e fellow do Center for Public Leadership da Universidade de Harvard (2015-2016). Na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, coordenou o programa Brasil 2040, sobre cenários e alternativas de adaptação (2013-2015). Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente (2011-2013), no Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Governo do Estado do Amazonas (2010-2011), na Rainforest Foundation/Noragric na Noruega (2007-2008) e no Instituto Socioambiental (2002-2009).

Sally Janzen – Assistente da Secretaria Executiva

Sally estudou Ciências Ecológicas e Ambientais na Universidade de Edimburgo e trabalhou no Parlamento Europeu como assistente do então Co-Presidente do Grupo dos Verdes, Daniel Cohn-Bendit, até as eleições parlamentares de 2014. Após a sua graduação, mudou-se para o Brasil para um estágio na Fundação BIOSFERA, onde trabalhou em um projeto para melhorar a qualidade da água no estado de Santa Catarina. Hoje, Sally trabalha no Centro Brasil no Clima, ajudando no desenvolvimento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Crédito da foto: Pixabay.

fbmc