Coordenação Executiva

O Coordenador Executivo do FBMC é designado pelo Presidente da República. Ao Coordenador incumbe participar das reuniões do Fórum, organizar a pauta das reuniões e adotar as medidas necessárias à execução dos trabalhos do Fórum e das câmaras temáticas. Em outubro de 2016, o Presidente da República nomeou Alfredo Sirkis como Coordenador Executivo. A seguir, confira o perfil da Coordenação Executiva do FBMC.

Alfredo Sirkis – Coordenador Executivo

Alfredo Sirkis é gestor ambiental e urbanístico, jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema brasileiro. Atualmente, é diretor executivo do “think tank” Centro Brasil no Clima (CBC) dedicado às mudanças climáticas. Até final de 2014 foi deputado federal e presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Foi vereador em quatro mandatos, secretário municipal de urbanismo e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), entre 2001 e 2006 e secretário municipal de meio ambiente, entre 1993 e 1996, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Cassia Moraes – Coordenadora Executiva Adjunta

Cassia Moraes é mestre em administração pública e desenvolvimento pela Universidade de Columbia, graduada em relações internacionais pela UNESP e atua há anos na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, é responsável pelas parcerias institucionais do Fórum e atividades da Câmara Temática 8 (Visão de Longo Prazo). Em 2017, liderou o engajamento das Câmaras Temáticas 1: Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária; CT 6: Financiamento; CT 8: Visão de Longo Prazo; e CT 9: Ciência, Tecnologia e Inovação. Antes de se juntar à equipe do Fórum, Cassia trabalhou na ONG internacional CIVICUS, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Rede De Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), na Missão Permanente do Brasil Junto à ONU e no Departamento de Relações com o Mercado do Bradesco.

 

 

Crédito da foto: Pixabay.

fbmc